Hey Yo! Em dez anos tudo pode mudar, até o estilo do wrestling. Na década passada os ringues eram dominados por powerhouses, homens de grande estatura, mestres de Powerbombs e tantos outros moves que apenas podiam ser utilizados por verdadeiros monstros dos ringues... Dez anos depois, os jovens que podem voar dominam o ramo, os melhores combates agora são por parte daqueles que podem aplicar Suicide Dive e Cia. Neste Top 10 foquei apenas os combates da WWE e TNA, seria injusto usar combates da RoH, NJPW e etc. já que muitos daqui não acompanham e também não tenho ampla experiência em indys ou puroresu – por mais que ame assistir tais shows. Vamos ao top 10!
10 - AJ Styles vs Sabin vs Petey Williams - Final Resolution 2005
Link
Definitivamente esta foi a melhor Ultimate X da história. O Final Resolution foi um PPV memorável, um dos melhores que a TNA já teve e foi fundamental para sua história. Três incríveis wrestlers com o mesmo objetivo, conquistar o principal título de sua “categoria”. A X Division encanta o mundo do wrestling cada dia mais e mais, até o fim da década de 90 ainda era desrespeitada, porém hoje é apreciada e amada pela maioria. A TNA sofre preconceito ainda nos Estados Unidos, bem como por nós brasileiros, quiçá todos wrestlers fossem como Styles, Chris ou Williams: perfeitos.
Nota: 9
9 – Chris Jericho vs Shawn Michaels – WrestleMania XIX
Link
A noite em que o Mr. WrestleMania regressou ao seu palco foi para enfrentar um de seus melhores oponentes: Chris voltou a lutar como nos seus melhores anos na WCW e Shawn estava pronto para mais um clássico na WrestleMania. A lesão de Shawn serviu para que o Showstopper aprendesse a respeitar seus colegas de trabalho, por mais que raras fossem suas aparições, após sua lesão Shawn regressou para fazer um grande número de épicos confrontos. Y2J pode ser citado como um velho high flyer, talvez um dos maiores mestres das submissões, o que posso afirmar é que o último combate antes deste, em que Jericho esteve tão bem foram nos seus confrontos contra Benoit e Eddie Guerrero ainda na WCW. Sim, este é o típico combate que muitos creem que não tem valor pois não foram dois ídolos do público que se enfrentaram em um main event, porém este é um dos dez melhores que já vi no maior PPV de wrestling dos EUA.
Nota: 9.1
8 - Sting vs Kurt Angle – Bound for Glory III
Link
Que me perdoem os fãs de Undertaker, Ric Flair, Shawn Michaels, Ricky Steamboat e muitos outros, o verdadeiro ícone do wrestling é o guerrerio da face pintada! Os fogos são dispensados em sua entrada, apenas sua presença já causa a explosão dos fãs, senhoras e senhores, este é... STING! São poucos wrestlers que chegam aos cinquenta anos atuando no ringue com frequência, mais raros ainda são os que chegam aos cinquenta com o físico e a habilidade de Sting. O Bound for Glory III teve incríveis combates, Joe vs Christian e etc., porém Sting roubou a cena naquela noite ao lado do melhor wrestler da década, Kurt Angle. Kurt é capaz de fazer um bom combate com qualquer wrestler, especialmente quando o mesmo é alguém do nível de Sting, lembro-me deste combate como se ele tivesse ocorrido há menos de duas horas, inesquecível noite. Sting mantinha-se em combates de duplas, fazia raras aparições, seu segundo main event no Bound for Glory se encaminhava, a feud foi perfeita, cada promo e cada angle deu mais valor a um dos mais esperados confrontos da história. Pelo segundo ano consecutivo, ele reinou no Bound for Glory, pela segunda vez consecutiva, foi a hora do show no maior PPV da Total Nonstop Action Wrestling!
Nota: 9.3
7 – Chris Sabin vs Senshi – Bound for Glory II
Link
Sting roubou a cena da noite quando após longos seis anos conquistou um World Championship e salvou sua carreira, porém The Icon e o King of the Mountain não conseguiram bater o clássico feito por dois dos melhores wrestlers do mundo. Detroit estava de pé gritando “Hail Sabin! Hail Sabin! Hail Sabin!”, Senshi que jamais deixou a desejar deu o seu melhor e colocou a cidade dos motores também ao seu lado, épico, este é o termo correto para descrever este confronto entre dois futuros ícones da X Division. Chris Sabin ascendeu a rampa coroado X Division Champion, contudo, ambos saíram coroados com as palavras do público que gritava incansavelmente: “Isto é incrível!”.
Nota: 9.55
6 - King of the Mountain Match – Slammiversary 2007
Link
Para introduzir o novo World Heavyweight Championship Dixie Carter fez duas grandes escolhas, usar o PPV que celebra o aniversário da empresa e regressar para onde tudo começou. Nashville, Tennessee, junho de 2007 – TNA regressa à sua casa para um dos melhores main events da história da empresa. A história da federação foi recontada com os wrestlers que participaram do combate, uma das maiores contratações da história (Kurt Angle), a maior estrela já produzida pela empresa (AJ Styles), a máquina de wrestling que se tornou o rosto da federação (Samoa Joe), o qual a TNA fez questão de tornar um main eventer (Christian) e uma das primeiras contratações da empresa (Chris Harris). Não houve melhor modo de reiniciar a história da TNA, um novo livro passou a ser escrito e em seu primeiro capítulo Kurt Angle ergueu o World Heavyweight Championship.
Nota: 9.6
5 – Chris Benoit vs Shawn Michaels vs Triple H – WrestleMania XX
Link
A combinação Shawn – Triple H como oponentes rendeu ótimos combates, porém para formar o melhor main event da história do tradicional PPV foi necessário adicionar o mais técnico entre os atletas da empresa. A noite já havia sido memorável, Kurt e Eddie fizeram um perfeito WWE Championship match e finalmente The Undertaker tinha regressado para marcar 12 – 0. The Undertaker conseguiu colocar o Madison Square Garden de pé novamente, porém aquela noite foi do The Rabid Wolverine. Após cinco anos Chris Benoit colocava em seus ombros um World Heavyweight Championship, o que infelizmente veio a ser o seu último. Finalmente a WWE havia reconhecido Chris, olhado para Benoit como os fãs olhavam para ele, o Rabid Wolverine conseguiu com seu eterno Crippler Crossface o tap out de Triple H para reinar na noite do dia 14 de março de 2004.
Nota: 9.65
4 – Kurt Angle vs Samoa Joe – Lockdown 2008
Link
Há anos que o wrestling não via um combate técnico tão perfeito quanto este. Kurt e Joe tiveram em dois anos incríveis combates, cada um foi um espetáculo a parte e caso este fosse um top 20 todos os confrontos entre duas verdadeiras máquinas do wrestling apareceriam entre os melhores. Finalmente a eterna feud chegava ao seu fim mesmo ainda estando em seu melhor, este era o tudo ou nada para o Samoan Submission Machine, ou conquistava o World Heavyweight Championship ou jamais pisaria em um ringue novamente. Outro épico combate dentro do ringue hexagonal, as Six Sides of Steel jamais foram tão valorizadas como naquela noite, Lowell, Massachusetts gritava por ele, a verdadeira face da TNA, o qual superou preconceitos quanto a tamanho e peso para se tornar um dos maiores atletas da história do ramo. Ambos já se encontravam exaustos e após um demorado Muscle Buster, Joe se encontrava emocionado, tentando se colocar de pé... Finalmente Samoa Joe era World Champion.
Nota: 9.85
3 – The Undertaker vs Kurt Angle – No Way Out 2006
Link
O encontro entre o melhor wrestler da última década e o melhor wrestler da atual década. O No Way Out não foi reservado para ter o primeiro confronto entre dois eternos atletas do wrestling, porém para ter o melhor de ambos. O respeito entre Angle e Taker era notado a cada minuto do combate, Kurt afirmou alguns anos antes em um DVD que Undertaker era indiscutivelmente o melhor wrestler da história, Undertaker não fez diferente falando o mesmo de Kurt em uma entrevista. Michael Cole estava correto desde o princípio do combate, aquele seria o maior main event da história da Smackdown. O melhor World Heavyweight Championship match que já vi na WWE. A única coisa que faltou foi um Tombstone Piledriver, quem sabe um kick out logo após um Tombstone por parte de Kurt fizesse deste o melhor combate da década. Nunca concordei com Dave Meltzer, ao meu ver muitas de suas avaliações acabam incorretas e este combate foi outro mal avaliado, este épico wrestling match mereceu um 5 star match.
Nota: 9.9
2 - AJ Styles vs Daniels vs Samoa Joe – Unbreakable 2005
Link
Aquilo foi o que o wrestling é de verdade, aquilo foi o que a X Division representa no wrestling! O melhor combate da história da TNA é sem dúvidas o main event do Unbreakable 2005 quando pela primeira vez o título secundário da federação assumiu o main event de um PPV. Muitos (incluindo eu) acreditam que este foi o melhor PPV da história da federação de Orlando, a X Division jamais esteve tão em alta como naquela noite, Sabin e Petey fizeram outro épico confronto, Raven e Rhino tiveram um dos mais violentos combates já visto e claro, AJ Styles, Samoa Joe e Christopher Daniels reuniram-se para fazer um 5 star match, até hoje a única nestes sete anos de TNA Wrestling. O final do espetáculo não poderia ser melhor, AJ reverte o Angel's Wings para obter a vitória. Nenhum wrestler saiu desvalorizado deste combate por perder, ambos os três estiveram em seu melhor, este é o combate que representa a TNA e a carreira de três exímios atletas.
Nota: 9.95
1 – The Undertaker vs Shawn Michaels – WrestleMania XXV
Link
Então este foi o confronto entre dois eternos ícones. Dois diferentes estilos de combates que reunidos ficaram perfeitos, The Undertaker e Shawn Michaels enfrentaram-se dezena de vezes no passado porém jamais com tamanha intensidade. Lendas são diversas, ícones nem tanto, porém Taker e Shawn representam a WWE, subiram juntos no ringue da WrestleMania, PPV no qual clássicos foram feitos por ambos em combates separados e juntos não fizeram nada do que não fosse esperado. Os fãs pediam isto, todos estavam prontos, a idade não foi o oponente dos eternos, todos sabiam que a combinação Taker – HBK – WM seria a melhor coisa que poderia ocorrer no wrestling nos últimos anos e assim foi. Não era esperado nada diferente, dois dos melhores da história iriam apenas provar que para ser um ícone não é necessário ter o dom de atrair o público com palavras ou gestos, mas sim saber fazer wrestling de verdade. Cada near-fall de respectivos finishers deixava o público mais excitado, público que gritou do princípio ao fim o nome deles, público que ao encerrar-se o combate se colocou de pé gritando o quão incrível foi aquele verdadeiro duelo.
Nota: 10
Obrigado a todos!
Bom fim de semana, feliz natal e que 2010 seja repleto de felicidades para todos.
Bad Guy’s Space volta em janeiro! Aguardem!





3 comentários:
fautou a luta tripla de randy orton vs triple h vs cena no wmania 24
ficou justo, gostei :)
Ótimas escolhas Alison.Você é um ótimo escritor.Parabéns!!!
Postar um comentário